novembro 16, 2006

Analisando fatos




Um apresentador do jornal e ao fundo um retrato falado do procurado pela polícia. A semelhança é inegável.

Trago uma foto engraçada, mas se formos analisar mais profundamente essa imagem algumas atitudes imprudentes do ser humano aparecem.

A capacidade que o ser humano tem de levantar suspeitas é incrível. É um ato fácil de fazer, não requer grandes esforços e portanto, uma atitude comum das pessoas. Ao invés de juntar dados e tentar deduzir algo mais plausível, optá-se muitas vezes por leventar falsas informações ou julgamentos precipitados. É bem cômodo seguir este caminho, já que juntar informações para uma posterior conclusão mais precisa pede um pouco mais de esforço intelectual.

Imagine o telespectador assistindo. Eu não duvidaria nada que uma senhora dona de casa, por exemplo, começasse a xingar o jornalista de cara de pau e que ficasse exigindo a prisão do mesmo.

Por outro lado, os cidadãos mais situados analisariam de uma maneira diferente. Tendo em vista que o apresentador realiza seu ofício a um tempo considerável , e que ninguém vai ao ar sem saber ao certo o que irá noticiar, pensar-se-ia, logo, que a semelhança está apenas na foto.

Qual das duas idéias é a mais precisa?
A da dona de casa ou o do cidadão mais situado?

Um comentário:

;) disse...

Qual das duas idéias é a mais precisa?
A da dona de casa ou o do cidadão mais situado?

R: a do cidadão


Bonita mensagem, Pola!!!
A gente muitas vezes age como a dona de casa mesmo... e mesmo a gente sabendo que é errado julgar o livro pela capa seguimos comentendo sempre o mesmo erro... e assim caminha a humanidade ;)